Select Page
Um ano de Curso SY Online
Um breve histórico de um ano do Curso de Sahaja Yoga online via WhatsApp.
Cyro Ribeiro
March 26, 2022

Desde 2009 nós, um grupo de yogis, mantemos o programa Meditação Online aos domingos, 10h da manhã. Na época em que foi criado, ninguém falava de “meditação online”, por isso o nome parece corriqueiro hoje em dia. Muitas vezes, a intuição me falava que era para eu fazer um programa mais constante na Internet, “mostrar a cara mesmo”, pois os yogis em geral não querem fazer isso.

Quando chegou a pandemia e não tínhamos mais os cursos presenciais, ficou muito forte essa vontade e começamos a fazer um curso no YouTube, aproveitando a experiência da Meditação Online. Estruturamos o curso em 10 aulas, dadas de segunda à sexta-feira, em duas semanas, sem aulas sábado e domingo. Mas, a frequência era muito pequena, um canal novo precisa de tempo para ganhar seguidores.

Vendo a experiência lançada pela Valéria, com muito sucesso, percebi que a chave era “criar a expectativa” o que é conseguido com a lotação do grupo do WhatsApp (256 membros de limite), pois muitos não conseguiam se inscrever e já iam lotando a turma seguinte.

Como nossas aulas são no YouTube, que não tem limite de espectadores, pensei que poderíamos aproveitar essas duas ideias e fundir em uma só. Aí surgiu a estrutura do curso: alunos em grupos de WhatsApp e aulas via YouTube. Começamos em 11 de maio de 2021.

Houve uma procura muito grande no início da pandemia, cerca de 600 interessados e logo precisamos de formar turmas em grupos diferentes do WhatsApp. Chegamos a ter 6 turmas ao mesmo tempo. Por outro lado, vários yogis nos procuraram pedindo para participar e ajudar, então veio outro ingrediente fundamental do curso: o apoio, as respostas a dúvidas são feitas por grupos de yogis divididos nas diferentes turmas.

Assim, o curso tem três objetivos fundamentais: dar a Realização do Si e ensinar a Sahaja Yoga para os alunos, e proporcionar aos yogis um trabalho com os novos para ajudá-los a aprender e se estabilizarem. Nesses tempos de isolamento, quando não temos encontros presenciais, esse é o trabalho que muitos yogis sentem falta.

Devo ressaltar que eu dou as aulas, que são vídeos que ficam gravados, mas a interação dos alunos nos grupos é feita pelos yogis, onde eu só faço uma supervisão e intervenho quando solicitado. Busco assim uma liberdade para que os yogis cuidem dos alunos e eles tenham a percepção de são vários instrutores e não só eu.

Na construção das turmas, logo forma propostas turmas cuidadas por cada coletivo brasileiro, então inicialmente foram turmas por Estado: SP, RJ, MG, DF, BA e Região Norte. Assim tínhamos Turma 02 SP, Turma 02 RJ, etc. Portanto, o número mostra a sequência das turmas e a identificação da sigla do Estado mostra as turmas em paralelo.

Como as primeiras turmas eram em sequência, terminava uma e já começava outra, os instrutores pediram uma semana de pausa entre elas. Assim fizemos a partir de meados do segundo semestre de 2020.

Ainda no segundo semestre de 2020, uma intuição forte me falou “aumenta o número de aulas de modo que os alunos meditem mais dias com vocês”. Assim, progressivamente criamos o Módulo I, o II e depois expandimos o curso para um Módulo III. Não alteramos o conteúdo, apenas o distribuímos mais, o que proporciona fazer aulas com mais ou menos a seguinte proporção: 10 a 15 min de exposição, 10 min de palestra de Shri Mataji e 30 minutos de meditação guiada.

Seguiu-se daí uma dificuldade em administrar os módulos, tínhamos Turma 03, que era do Módulo I, Turma C, que era o Módulo II e aí ficou complicado encontrar um sequencial adequado para implementar o Módulo III. Em dezembro de 2020, fizemos uma reunião e propus a mudança para retirar a identificação dos Estados de cada turma e nomeá-las usando a centena numérica para distinguir os módulos. Assim temos hoje Turma 122 A, Turma 122B, Turma 122C e Turma 122D, que são turmas simultâneas do Módulo I. Turma 215, Turma 216, que são do Módulo II e Turma 307, Turma 308 que são do Módulo III. Nesses módulos II e III é só uma turma por vez.

Duas mudanças começaram a ser feitas daí em diante, quais sejam: os alunos começaram a ser adicionados às turmas aleatoriamente, independente de que Estado são, e os yogis instrutores começaram, em parte, a atuar em grupos distintos de seu coletivo. A Turma D é composta de instrutores do Centro Oeste, Norte e Nordeste. As outras turmas continuaram predominantemente com certos coletivos: Turma A com SP, Turma B com RJ e Turma C com MG.

No ano de 2020 oferecemos o curso a cerca de 8 mil pessoas. Falamos que “oferecemos” porque não há como comprovar que elas assistiram e fizeram a Meditação da Realização do Si e/ou que elas fizeram todas as aulas do curso.

No início de 2021, de um lado, houve o afrouxamento do isolamento por parte das pessoas mesmo, no qual muitos voltaram a ter suas atividades normais presenciais ou online e, por outro lado, mudamos o nome do curso para se adequar mais à divulgação do nome “Sahaja Yoga” e isso demandou a mudança do nome dos canais que tínhamos. Usávamos o canal do Instagram da Meditação Online e foi necessária a criação de um canal novo, específico para o curso.

Como consequência inevitável, reiniciamos do zero na internet, em termos de divulgação, mas agora com ajuda profissional de marketing digital contratado para divulgação, que contratamos em dezembro de 2020. Portanto, estamos no momento começando a colher os resultados de uma expansão lenta em termos de propaganda.

É bom que se fale que esse marketing é de divulgação apenas. Ele atua até chamar a pessoa para se inscrever no curso. Depois que o novato entra no curso, não há nenhuma manipulação de marketing, somente a atuação dos yogis, que inclui a conversa particular com cada aluno quando é necessária. O alcance do marketing às pessoas que já conhecem se dá pelo seguimento que cada uma, por vontade própria, faz se inscrevendo nos canais do Instagram, Facebook e YouTube.

Outra consequência desse reinício e a baixa quantidade de alunos novos, é que resolvemos manter o mesmo grupo do WhatsApp em turmas consecutivas. Outro fator, relatado por muitos alunos que permanecem por várias turmas sem fazer o curso, é que em determinado momento “despertam” ou se programam e fazem as aulas.

Também no início do ano, com o anúncio de que o Facebook iria começar a usar nossos dados pessoais do WhatsApp, alguns alunos pediram turmas no Telegram, o que já era uma vontade nossa de implementar. Aliás o desejo inicial era que o curso todo fosse feito no Telegram, que possui muitas funcionalidades de controle que o WhatsApp não tem. Assim inauguramos em 1º de fevereiro de 2021 uma nova turma nesse comunicador.

Assim, chegamos ao final de maio de 2021 tendo atendido cerca de 1700 alunos novos e estamos começando a notar um ligeiro aumento nas inscrições por turma, começando a ultrapassar 200 novas adições no total.

Mais histórias

SOB AS NUVENS DE BILA TSERKVA

SOB AS NUVENS DE BILA TSERKVA

Sahaja Yogis ucranianos, Naira e Serioja, relatam seu dia-a-dia na guerra e como o coletivo está trabalhando o conflito.

A RAINHA DO ZAP

A RAINHA DO ZAP

Espalhando a Sahaja Yoga pelo aplicativo mais popular do Brasil, o Whatsapp.